O que acontece se atrasar as parcelas do financiamento?

25 de março de 2022

O que acontece se atrasar as parcelas do financiamento?

Há várias maneiras de adquirir um imóvel para viver como, por exemplo, o consórcio ou até a possibilidade de pagar à vista. No entanto, como o valor é muito alto, boa parte das pessoas acaba optando por se comprometer com as parcelas do financiamento.

Afinal, essa é uma maneira da pessoa dar o valor de entrada, se mudar e pagar o resto em prestações que cabem em seu orçamento. No entanto, por vezes, mesmo que a pessoa tenha se programado muito para só se comprometer com uma parcela que coubesse em sua programação financeira, pode acontecer algum imprevisto.

O problema é que o atraso nas parcelas do financiamento podem resultar em multas e até em problemas maiores, se o valor não for pago logo. Veja o que pode acontecer se isso ocorrer.

O que são as parcelas do financiamento?

O financiamento imobiliário é um tipo de empréstimo. A instituição financeira paga o valor acordado para o vendedor da casa e o comprador vai pagando as parcelas para a financeira.

A quantidade de parcelas do financiamento varia bastante e é definida na hora da contratação. Da mesma forma, o valor também se adéqua ao tipo de contratação.

E se a parcela atrasar?

O atraso vai resultar em multa e juros, ou seja, vai encarecer o pagamento. Mas não é só isso. Se a inadimplência começar a se estender, a pessoa será notificada pela instituição financeira e terá 15 dias para renegociar a dívida ou realizar o pagamento.

No geral, essa notificação extrajudicial acontece já nos primeiros meses de atraso. E se a pessoa não corrigir o problema, pode até perder a casa. Em alguns casos, o banco leiloa o imóvel para que consiga recuperar o valor devido pelo devedor.

Assim, é possível dizer que é preciso ficar atento às parcelas do financiamento e evitar atrasos. Afinal, além de encarecer, por causa das multas, a pessoa corre o risco de perder o bem e ficar sem nada.

É possível perder o imóvel se atrasar as parcelas do financiamento?

Sim, é possível. Se o atraso persistir e se a pessoa não encontrar uma solução para o problema é possível perder o imóvel. É claro que todo mundo pode passar por uma dificuldade financeira um dia na vida. No entanto, é importante ficar atento e caso isso aconteça, a pessoa deve procurar a instituição financeira quanto antes, para ver o que pode ser feito.

Dicas do que fazer

  • Faça o possível para não deixar juntar parcelas: mas caso isso aconteça, tente renegociar com a instituição financeira. Em alguns casos, é possível postergar o pagamento de uma ou duas, pagando juros, mas evitando a inadimplência;
  • Organize as finanças: reúna a família e converse com todos. É importante que cada integrante faça um esforço extra para apertar o orçamento e ter dinheiro suficiente para pagar a casa;
  • Use o décimo terceiro: atrasou uma ou mais parcelas e vai receber o décimo terceiro? Destine todo o dinheiro para isso, se preciso. É melhor ficar sem presente do que perder a casa;
  • Portabilidade de dívida: procure outras instituições financeiras e veja a possibilidade de fazer a portabilidade da dívida. Por vezes, é possível encontrar uma proposta menor e até negociar parcelas mais baixas.

Gostou das dicas? Então saiba que assim como acontece com as parcelas do financiamento, também é preciso ter alguns cuidados na hora de comprar o apartamento. Confira tudo que você precisa saber para comprar seu primeiro apartamento!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Estamos em Várias Localizações

A Dubai está em todo lugar, veja as principais localizações

Osasco | Alphaville | Barueri | São Paulo