Piso para pet: descubra qual tipo ideal para sua casa
Qual o melhor piso para pet? Essa é uma preocupação frequente de quem tem animais de estimação e quer garantir o bem-estar do seu bichinho. Ao mesmo tempo, é comum que as pessoas se preocupem em um piso que aguente as brincadeiras, sem ficar arranhado com a correria dos animaizinhos.
No geral, a dúvida maior fica na hora de escolher o piso para a área externa da casa, principalmente para o quintal. Pedrinhas? Gramados? Piso frio?
Na verdade, são muitos os fatores que devem ser considerados na hora de escolher o piso para pet. Veja algumas dicas do que fazer para não errar!
Dicas para escolher o piso para pet
Veja o que considerar na hora de reformar a casa ou o apartamento para escolher o piso para pet adequado!
Determine qual será a área que o bichinho vai usar
Quem mora em casa com quintal, muitas vezes, acaba preferindo limitar o espaço que o pet usa dentro de casa. Claro que
Para isso é preciso garantir um local coberto e longe do frio e da chuva na área externa.
Para isso, é comum que o tutor adapte a área de serviço e a transforme em um quarto aconchegante para o cão ou gato, por exemplo. Em outros casos, um gatil ou canil é construído especialmente para os bichinhos.
No entanto, na maioria das vezes, mesmo com toda estrutura na parte de forma, a família deixa o animalzinho de estimação livre para andar por toda a casa. Afinal, é um integrante da família e todos gostam de tê-lo por perto.
Dessa forma, o primeiro passo é saber qual será a área que o seu bichinho vai usar. Será a casa toda? Só o quintal e o canil ou gatil? Defina isso! Assim, poderá usar pisos diferentes, de acordo com o ambiente.
Piso na área externa pode não ser a melhor escolha
No dia a dia, é comum que mesmo os animais que vivem dentro de casa, tenham acesso ao quintal para brincar e fazer as necessidades fisiológicas. Nesse espaço, muitas vezes, os tutores acabam colocando o chamado piso frio para que a limpeza fique mais prática.
No entanto, nem sempre essa é a melhor escolha de piso para pet. Um dos problemas é realmente o fato de ele ser frio. Se o animal tiver artrite, por exemplo, quando for idoso, ficar deitado no chão gelado não é bom.
Além disso, quando chove, esse tipo de piso tende a ficar mais escorregadio e isso pode ser um problema no dia a dia para o seu pet. Afinal, se ele for correr para te receber e escorregar, poderá ter lesões nas articulações e desenvolver alguma lesão locomotora.
Por isso, a dica é usar sempre pisos antiderrapantes na área externa da casa e, de preferência, focar no gramado. Os animais adoram o contato com à terra e a grama.
Se precisar fazer um caminho para passar, prefira pisos mais rústicos como os pisantes de cimento, que são perfeitos para serem colocados nessa área. Por fim, caso o seu pet já tenha alguma doença locomotora, converse com o médico veterinário dele para saber qual o melhor piso para pet no caso específico.
Dentro de casa
Uma boa escolha é o uso de piso vinílico dentro de casa. Ele é facilmente instalado e suporta bem o andar dos bichinhos. Além disso, eles não escorregam muito e são facilmente higienizados.
Gostou das dicas sobre o melhor piso para pet? Veja também como escolher a cor ideal para a sua casa!