Você sabe se pode reformar apartamento alugado?
Quem vive de aluguel sabe que nem sempre é possível morar num espaço exatamente como se sonhou a vida inteira. Nessas horas, surge aquela dúvida: “será que posso reformar apartamento alugado?”.
Para que o local passe a atender às suas necessidades e certas mudanças sejam feitas, é importante saber que nem tudo pode ser alterado. Porém, quando puder, sempre será preciso contar com a devida autorização do proprietário.
Neste texto vamos abordar quais são as maneiras de realizar as alterações que você deseja no imóvel e, também, como deve ser o procedimento.
Acompanhe até o final!
O que consta no contrato de locação?
Antes de qualquer coisa, vale ressaltar que todas as reformas feitas no apartamento devem acontecer perante uma comunicação prévia entre locatário e proprietário e essas reformas devem estar descritas no contrato de locação.
Assim, seu contrato de aluguel deve prever, especificamente, a possibilidade de alguma ou de nenhuma reforma no apartamento.
Se no documento está expressa a impossibilidade de reformar, quer dizer que muito provavelmente você não poderá fazer alterações no imóvel.
No entanto, reformar apartamento alugado ainda é possível se no contrato houver uma flexibilidade quanto a alterações em algumas partes do imóvel, tais como reparos, mudança de layout e outras melhorias.
Quais estruturas podem ser reformadas?
Dentre as reformas em apartamentos que são autorizadas pelo proprietário, podemos citar as mais comuns: pintura de paredes, alterações no banheiro, instalação de forro, cortinas, portas, prateleiras e quadros.
No entanto, frisamos novamente que é sempre necessária a comunicação entre locatário e proprietário.
Afinal, uma vez que a reforma desagrade o proprietário ou cause danos à estrutura do imóvel, grandes transtornos (inclusive financeiros) podem surgir.
Então, para evitar dor de cabeça, entre em contato direto com o dono do lugar ou com a imobiliária, de forma clara, e expresse abertamente quais são seus planos para o local.
Em geral, o que não pode ser reformado?
Já entre as reformas e reparos que, normalmente, não podem ser feitos em apartamentos alugados, temos tudo aquilo que interfere diretamente na estrutura original do espaço.
Grandes mudanças que podem ser citadas como exemplo são: colocar uma nova parede ou retirar um pilar do meio da sala, trocar o piso ou azulejo do banheiro e mudar uma porta ou janela de lugar são alterações que não costumam ser permitidas pelo proprietário.
Mas e se a mudança for necessária?
Se houver um acordo entre locatário e proprietário, algumas exceções podem ser abertas, inclusive, em regime de urgência.
Entretanto, é preciso ter a permissão para reformar o que, teoricamente, não estava previsto no contrato inicial, devendo a nova decisão ser registrada em um novo contrato e oficialmente assinada em cartório.
Assim, o locatário poderá ficar mais tranquilo caso queira, de fato, executar reformas maiores como, por exemplo, a troca de um azulejo.
Bom, agora você já sabe um pouco mais sobre o que pode e o que não pode mudar de lugar em um imóvel que não é seu!
Por isso, antes de reformar apartamento alugado, comunique os responsáveis diretos pelo espaço e peça a devida autorização.