Como funciona a amortização de um financiamento imobiliário
Você decidiu comprar um apartamento e optou pelo financiamento imobiliário? Essa é uma escolha de muitos que decidem ter uma casa própria. Afinal, torna-se viável o pagamento em pequenas parcelas, que muitas vezes são menores do que o valor de um aluguel, o que facilita a aquisição.
Embora o financiamento imobiliário tenha o número de parcelas definido já na hora da contratação, é possível adiantar o pagamento e quitar tudo mais rapidamente. É isso que é feito na chamada amortização de um financiamento imobiliário.
Saiba mais e veja as vantagens desse processo.
O que é amortização de um financiamento imobiliário?
Quando um financiamento imobiliário é feito, há um saldo devedor. Quando a pessoa pode pagar esse saldo devedor com antecedência acontece o que é chamado de amortização de um financiamento imobiliário.
Sendo assim, é possível dizer que a amortização de um financiamento imobiliário é a diminuição do saldo devedor, por meio do pagamento adiantado de parcelas.
Como fazer a amortização?
Sempre que uma parcela do empréstimo é paga já acontece a amortização do financiamento imobiliário. Afinal, o saldo devedor diminui. No entanto, se você decidir, por exemplo, usar o dinheiro recebido no décimo terceiro para pagar parte do que deve, você pode.
Para isso, entre em contato com a instituição financeira e fale que quer realizar a amortização de financiamento imobiliário. Diga o valor que quer pagar para que a instituição calcule quantas parcelas poderão ser quitadas.
O ideal é que você pague as últimas parcelas, para diminuir o tempo de financiamento e, consequentemente, pagar menos juros total.
Vantagens da amortização de financiamento imobiliário
Se você tem a possibilidade de fazer a amortização de financiamento imobiliário antes da data, faça. Afinal, terá vantagens como, por exemplo:
- Diminuir a quantidade ou o valor das prestações, dependendo de como for o seu contrato;
- Conseguir pagar todo o seu bem antes do programado;
- Pagar menos juros total, já que quando a amortização de financiamento imobiliário é feita há um cálculo para a redução de juros;
- Diminuição de encargos.
Como se planejar para fazer a amortização de um financiamento imobiliário?
Como você viu, há muitas vantagens em realizar a amortização. Por isso, sempre que possível, o comprador deve se programar. Veja algumas dicas de como ter dinheiro para essa finalidade:
- Tente reduzir os gastos em casa. Você pode, por exemplo, pegar um plano de TV por assinatura mais barato ou diminuir a velocidade da internet, para pagar menos e poupar mais. Cada centavo de economia vale, pois pode ser reunido para pagar o seu bem;
- Faça um trabalho extra nas horas de folga. Fazer doce para vender; trabalhar no final de semana em uma lanchonete ou qualquer outra atividade pode ajudar a juntar dinheiro para agilizar o pagamento do seu apartamento;
- Aproveite o décimo terceiro para fazer a amortização do financiamento imobiliário. Ao invés de gastar todo o valor com as festas de final de ano, reserve pelo menos metade para pagar o seu bem.
Gostou da possibilidade? O pagamento adiantado é ótimo, mas o mais importante é ficar atento para não atrasar as parcelas. Descubra o que acontece se atrasar as parcelas do financiamento.