Como funciona o consórcio de um imóvel?
A aquisição de um apartamento requer uma grande quantia de dinheiro. Por isso, na maioria das vezes, o pagamento não é feito à vista. Muitos optam pelo financiamento, enquanto outros encontram no consórcio de um imóvel a solução para ter a sonhada casa própria.
Afinal, por meio dele, a pessoa consegue pagar prestações que cabem no bolso. E se derem sorte, logo são sorteadas e recebem o dinheiro para fazer a compra do bem. Uma das grandes vantagens dessa opção é a de não pagar juros. No entanto, é preciso considerar o pagamento das taxas administrativas.
Além disso, antes de pensar no consórcio de um imóvel, a pessoa precisa avaliar a sua urgência de mudança. Afinal, ela poderá levar anos para ser sorteada.
Quer saber mais? Então descubra como funciona o consórcio de um imóvel e veja se essa é a melhor solução para você!
O que é consórcio de um imóvel?
O consórcio de um imóvel nada mais é do que a reunião de um grupo de pessoas, que querem comprar a mesma coisa. Todos esses participantes pagam a quantia fixada no mês e todos os meses um dos integrantes do consórcio é contemplado, ou seja, recebe o dinheiro que todo mundo pagou. Esse “dinheiro” é chamado de carta de crédito.
Com esse valor, a pessoa pode fazer a aquisição do seu bem, pagando a vista e conseguindo até negociar com a pessoa que estiver vendendo. Para que todo esse processo dê certo, é preciso ter alguém que administre o consórcio. É por isso, que além do valor que é pago para juntar o dinheiro do bem, também há uma taxa de administração embutida na mensalidade do consórcio de um imóvel.
Para quem o consórcio é interessante?
Vamos supor que seja um grupo de 100 pessoas que participem do consórcio. Nesse caso, uma delas só vai receber a carta de crédito no centésimo mês, correto? Tendo isso em vista, o consórcio de um imóvel pode não ser a solução mais adequada para quem está com pressa em se mudar.
Vamos supor que você vá se mudar para um nova cidade, no próximo ano, e queira ir para a casa própria. Há grande chance de não ter sido contemplado no consórcio em tão pouco tempo. Nesse caso, o financiamento pode ser a melhor solução.
Entretanto, se duas pessoas acabam de se casar em pretendem aumentar a família em sete anos, por isso, querem um apartamento maior, o consórcio de um imóvel pode ser a solução. Como há tempo, podem pagar aos poucos, evitar os juros e ter o bem.
Assim, o consórcio de um imóvel é interessante para quem não tem pressa em se mudar. Mas também pode ser uma opção para pessoas que não conseguem guardar dinheiro suficiente para dar entrada em um financiamento.
Como fazer um consórcio?
Para participar de um consórcio é preciso procurar por uma administradora. Depois disso, é válido analisar bem as opções e comparar ou outras administradoras para ver qual se encaixa mais em seu perfil.
Vale lembrar que você também pode usar o seu FGTS para comprar um imóvel. Veja como funciona.