Espaços integrados: é a nova tendência dos apartamentos modernos
Espaços integrados? Antes de falar neles, é preciso ficar atento às mudanças sofridas nas construções ao longo da história. Quem já visitou uma casa antiga, provavelmente já viu que da cozinha para a copa havia uma abertura para passar os alimentos.
Naquela época, a mulher cozinhava e servia por essa passagem. Os tempos mudaram e a ideia de que a mulher era quem limpava e cozinhava, também está sendo apagada.
O papel da mulher na sociedade é outro, com muitas sendo empresárias, grandes líderes, nomes fortes no meio político, dentre tantos outros cargos que, antigamente, não se permitia que uma mulher ocupasse.
Com isso, já não é possível pensar em uma construção na qual haja uma passagem para que a “mãe” passe cozinhando e servindo a todos. O mundo evoluiu e as construções também precisaram se adaptar.
E essa adaptação não é vista apenas no ambiente que divide a copa e a cozinha. Todas as mudanças requerem um aprimoramento e acompanhamento da engenharia civil. Foi assim que surgiram os espaços integrados!
Embora eles existam desde a década de 70, é hoje, quando a busca por conforto aumentou, que eles estão ainda mais presentes em apartamentos. Veja o que é isso e como um imóvel assim pode melhorar a sua rotina para melhor!
O que são espaços integrados?
A procura por ambientes espaçosos aumentou e, para que isso seja possível, é preciso conseguir usar cada cantinho do apartamento e dar a impressão de que ele é maior. Como fazer isso e aproveitar cada centímetro ao máximo? Os espaços integrados podem ser a solução para essa demanda! Afinal, além de ampliarem o espaço, eles aproximam as pessoas.
De uma forma simples, é possível dizer que espaços integrados nada mais são dos que dois ambientes, que antes eram separados, passem a ser construídos e usados como um ambiente só.
Um exemplo muito popular disso é quando a cozinha está no mesmo ambiente que a sala de estar ou que a sala de jantar, por exemplo. Em algumas casas, sala de estar, jantar e cozinha são unidas, sem nenhum tipo de parede que separe uma das outras. Esses são os chamados espaços integrados.
Ao fazer isso, elimina-se a construção de paredes, ou seja, um espaço a mais que sobra. Além disso, facilita a interação entre as pessoas. Quem cozinha pode conversar com a visita que está na sala, por exemplo, sem dificuldade.
Vantagens dos espaços integrados
Além de aproveitar melhor o espaço, ao retirar as paredes, e dar mais comodidade ao morador e visitante, por facilitar a interação, os espaços integrados também favorecem a ventilação e a iluminação.
Isso é possível porque a janela de um espaço acaba emitindo luz que também chega ao outro ambiente. O mesmo vale para o vento que, sem ter a parede como um obstáculo, acaba circulando melhor por todo o apartamento.
Consequentemente, a tendência é que a pessoa gaste menos com iluminação e economize eletricidade também por precisar usar menos o ar-condicionado ou ventilador. Afinal, com o ambiente mais ventilado, o conforto térmico tende a ser maior.
Além dos espaços integrados, a decoração também ajuda a deixar o apartamento mais amplo. Veja como funciona.