Quais são os diferenciais de morar num condomínio?
Morar num condomínio ou não? Essa é uma dúvida comum de quem está saindo da casa dos pais, procurando um imóvel para comprar para morar sozinho ou com a família. E essa dúvida é perfeitamente aceitável. Afinal, a aquisição desse bem deve ser avaliada e pensada, pois é algo caro e que vai acolher o morador por muitos anos ou até por toda vida.
Por isso, é preciso avaliar todos os pontos e comparar os benefícios dos diferentes tipos de moradia. O que um condomínio pode oferecer que uma casa independente não pode?
Veja as vantagens e descubra porque morar num condomínio pode ser a melhor opção para você!
Vantagens de morar num condomínio
Antes de sair do aluguel, conheça os benefícios de morar num condomínio, para que você possa fazer a melhor escolha!
Segurança
Todo mundo quer poder dormir tranquilo e até sair para viajar nas férias, tendo a certeza de que seus bens estão seguros. Para garantir toda essa comodidade em uma casa independente, a pessoa tem que investir muito em segurança.
Câmeras, vigia, entre outros, devem fazer parte do imóvel. Tudo isso sai caro. Já ao morar em condomínio, a pessoa não precisa se preocupar com esses problemas. Afinal, na taxa mensal que é paga, já está inclusa a manutenção de tudo referente à segurança.
Além dos sistemas de monitoramento, o condomínio também conta com portaria 24 horas. Isso garante ainda mais tranquilidade ao morador.
Áreas em comum
Quem mora nos grandes centros sabe bem como é ficar horas e horas no trânsito. É muito tempo perdido para se deslocar para a academia ou para encontrar os colegas para praticar um esporte, por exemplo.
Embora essa seja a rotina de muitos, quem mora em condomínio não tem esse tipo de preocupação. Afinal, basta escolher um condomínio bem estruturado para contar com piscinas, quadras, academia, brinquedotecas, entre outras áreas que facilitarão a rotina de todos.
Dessa forma, as áreas em comum deixam o dia a dia mais tranquilo para pessoas de diferentes idades. Isso inclui até mesmo famílias com crianças, que podem contar com o playground e a brinquedoteca do prédio, para entreter os pequenos.
Sossego
Quem mora em casas independentes comumente tem algum incômodo causado pelo barulho da rua ou de vizinhos. Uma festa até madrugada na casa ao lado ou mesmo o som muito cedo pode prejudicar a rotina.
Já ao morar em condomínio, esse tipo de problema costuma desaparecer. Afinal, as regras quanto aos barulhos costumam ser bem rígidas e as pessoas que as descumprirem podem ser multadas. Isso acaba diminuindo esse tipo de problema.
Praticidade na manutenção
Quem mora em casa precisa se preocupar com a fachada, com a área externa, limpeza da piscina, entre outros. Já ao morar num condomínio, a pessoa não tem que se preocupar com nada disso.
Isso faz com que o gasto com reformas maiores ou manutenções básicas seja muito menor do que o que a pessoa tem ao viver em uma casa. Afinal, a manutenção tem que ser feita apenas dentro do lar. Fora dele, cabe ao síndico se preocupar.
Por falar em síndico, é ele o responsável por manter o gerador de energia no condomínio. Veja a importância disso.