Tour virtual e a tecnologia trazem vantagens para o mercado imobiliário

21 de maio de 2021

Tour virtual é novidade no mercado imobiliário

A tecnologia é uma ferramenta que de forma crescente tem adentrado o mercado imobiliário e contribuído para as negociações. O tour virtual se mostra como mais uma inovação extremamente promissora, que certamente chegou para ficar na negociação de imóveis

O mercado imobiliário vem, como todos os outros setores, acompanhando o desenvolvimento de novas tecnologias e as incorporando nos atendimentos. Das tradicionais e complexas plantas baixas tradicionais surgiram as plantas humanizadas, maquetes simples e esquemáticas dão lugar a modernos projetos 3D e a tradicional visita pessoal ao imóvel começa a manifestar uma nova possibilidade: o tour virtual.

O uso do tour virtual já mostrava-se como tendência para o mercado imobiliário, entretanto a pandemia de Covid-19 fez com que essa modernização ocorresse a passos largos, e o que antes era apenas uma intenção de inovação hoje se torna ferramenta importantíssima na hora de comprar ou alugar um imóvel.

 

O que é o tour virtual?

O tour virtual consiste em uma visita realizada ao imóvel de forma completamente remota, feita através da internet, podendo ser acessada de computadores, tablets, celulares e óculos de realidade aumentada. O recurso utilizado para tanto é a tecnologia de imagens em 360 graus, que são fotografias feitas por um tipo específico de câmera com diversas lentes, desenvolvida para registrar, ao mesmo tempo, toda a extensão de um ambiente.

Depois de registradas as imagens são unidas em um único material por um programa específico, proporcionando uma vista completa do ambiente em todos seus ângulos e detalhes, dando a sensação de estar dentro do imóvel.

 

Imagens reais, detalhadas e confiáveis

Uma dúvida que pode surgir a respeito do tour virtual relaciona-se com o potencial das imagens possibilitarem uma real observação do imóvel. Sobre esse aspecto, o tour em 360 graus é surpreendentemente eficaz, pois as imagens disponíveis são mais complexas, em alta resolução, e podem ser manipuladas da forma que for necessário, sendo arrastadas para baixo, para cima ou para os lados, de forma que o ambiente como um todo possa ser examinado.

As imagens em 360 graus permitem que os clientes, enquanto buscam algum imóvel pela internet, possam explorar livremente cada detalhe de todos os ambientes. Para o comprador essa é uma enorme vantagem, pois em uma visita presencial pode ser que um ou outro aspecto não seja observado satisfatoriamente ou passe despercebido pela dinâmica da visitação, enquanto o tour de forma remota possibilita que o espaço seja analisado e revisitado quantas vezes for necessário.

 

Expansão das possibilidades

A visitação de imóveis de forma remota proporciona ao cliente uma ampla expansão de suas possibilidades a serem consideradas. Com o fácil acesso à vista dos ambientes, o potencial comprador consegue pleitear a negociação de imóveis mesmo que esteja distante deles. Com a possibilidade de visualização de diferentes propriedades ao mesmo tempo e disposição de visitação aberta 24 horas por dia, o cliente pode explorar mais imóveis e, assim, aumentar sua chance de encontrar algum que se adeque às suas pretensões.

A negociação também se torna mais prática e palpável desde o início, em que as imagens em 360 graus já ilustram o ambiente. As dúvidas que possam surgir em atendimento por email ou telefone são rapidamente sanadas em poucos clicks, evitando que o cliente precise agendar horário de visitação e se locomova até o local, facilitando todo o processo.

 

Novas possibilidades em tempos de pandemia

É bem vinda qualquer ferramenta que vise melhorar a eficiência de algum serviço, independente do cenário em que se encontra. A ascensão do tour virtual para o mercado imobiliário parece, de fato, algo revolucionário em qualquer contexto, entretanto em situação de pandemia tal otimização se fez necessária e se popularizou.

Em uma realidade de isolamento social, o tour virtual cumpre o papel de apresentar o produto ao cliente de maneira segura e efetiva, podendo, inclusive, ser acessado quantas vezes for preciso e no horário que for mais conveniente. Essa ferramenta permite, portanto, que mesmo em tempos de distanciamento o possível comprador se sinta dentro do imóvel, proporcionando uma experiência satisfatória que permite ao mercado imobiliário continuar vivo.

As inovações crescentes dentro do mercado de imóveis contribuem para que cada vez mais os clientes se aproximem das propriedades, mesmo que tal confluência curiosamente seja realizada de forma remota. A visitação presencial ainda se mantém como importante instrumento para negociação de imóveis, entretanto a tecnologia abre amplos caminhos para um futuro em que o virtual seja uma ferramenta indispensável, contribuindo e facilitando o processo entre imobiliárias e clientes.


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