Tudo que precisa saber para comprar seu primeiro apartamento
Vai comprar seu primeiro apartamento? É comum que nessa fase várias dúvidas surjam. Afinal, é uma mudança grande e um valor alto, que precisa ser bem empregado.
Mas a boa notícia para quem vai passar por isso é que, atualmente, existem opções de crédito que cabem em todos os bolsos. Além disso, há tanto a possibilidade de financiar um bem, quanto de entrar em um consórcio.
Por fim, é válido ressaltar que a tecnologia agiliza até mesmo a análise de crédito. Quer saber mais? Então siga a sua leitura e veja dicas para comprar o seu primeiro apartamento!
Comece pensando em como precisa ser o seu primeiro apartamento
O primeiro passo, até mesmo para que você possa começar a se programar é saber o que precisa. Claro que quase todo mundo gostaria de ter uma mansão, mas nem sempre isso é possível. Por isso, nessa avaliação inicial é preciso considerar a necessidade e seu bolso.
Avalie quanto poderia dispor por mês para pagar a prestação de um financiamento, por exemplo. E veja também o que você quer. Uma casa? Um apartamento? Quantos quartos precisa?
Se você for casado ou pretende casar e quer aumentar a família, um apartamento de um quarto pode não ser suficiente. No entanto, se não tem planos para isso, às vezes, um studio pode ser o mais adequado. Avalie as suas necessidades.
Considere também a rotina de trabalho, pois isso ajudará a determinar o tamanho do apartamento. Afinal, se você atua em home office pode precisar de uma sala para ter um escritório adequado, por exemplo. Ou então morar em um condomínio que tenha um espaço para o trabalho dentre as áreas em comum.
Enfim, avalie todos os detalhes da sua vida e decida o que quer e quanto pode dispor financeiramente para isso.
Tenha dinheiro para dar de entrada
Uma vez que você tenha decidido o que quer e quanto pode gastar, é importante se preparar para pagar a entrada do seu primeiro apartamento. Lembre-se de que quanto maior for o valor dado, menor será a quantidade de parcelas que você terá que fazer. Consequentemente, menores os juros a serem pagos.
No geral, é interessante ter pelo menos 30% do valor do imóvel para dar de entrada. No entanto, isso não é uma regra que não pode ser quebrada. Há casos, por exemplo, da compra de imóveis na planta, cuja parcela inicial não precisa ser tão alta.
Considere os imóveis na planta
Essa é uma dica interessante, que nem sempre quem vai comprar o primeiro apartamento se lembra: os imóveis na planta são mais baratos. Então, se você não tem tanta urgência em se mudar, essa pode ser uma excelente opção.
Afinal, além de pagar aos poucos e com um preço mais baixo, você terá um bem novinho, se manos de uso e sem a necessidade de reforma. Isso é muito positivo e facilita o processo de mudança.
Sem contar que há construtoras que têm o seu próprio financiamento ou possuem parcerias com instituições financeiras. Isso deixa o processo ainda mais simples! Assim, o imóvel na planta pode ser a melhor opção para o seu caso.
Além dessas dicas, saiba que o valor do condomínio também deve ser considerado na hora de escolher o primeiro apartamento. Saiba mais sobre isso.