Vantagens em ter um mercado dentro do condomínio
Ter um mercado dentro do condomínio é uma grande comodidade e ajuda em diversos imprevistos. Essa inovação facilita a rotina de todos os moradores e valoriza a gestão condominial.
Como funciona?
A tendência de mercado dentro do condomínio vem crescendo por todo o Brasil. Os moradores do condomínio podem ter acesso a um aplicativo para olhar os produtos disponíveis antes de ir buscar no mercado. No app, basta escolher o produto, registrar a compra e efetuar o pagamento por self-checkout. Ou seja, não é necessário operador de caixa ou funcionário.
Para maior segurança, o sistema de autoatendimento é feito com vigilância de câmeras. Para completar, o mercado dentro de um condomínio funciona em qualquer horário do dia, em qualquer dia da semana.
Tipos de mercado dentro do condomínio
É possível adequar o mercado ao espaço disponível no condomínio. Mesmo condomínios de pequeno porte podem ter um mercado compacto, feito com apenas uma parede. No caso de uma pequena sala, a estrutura aumenta e o mercado se assemelha a uma loja de conveniência. No caso de condomínios horizontais, os mercados podem ficar dentro de um container e ser feito em uma vaga de estacionamento, por exemplo.
Principais vantagens
Se bem planejado, ter um mercado dentro do condomínio é uma ótima prática. Entre as duas principais vantagens, estão:
- Comodidade: Alguém que está cozinhando o jantar pode perceber de última hora que há um ingrediente faltando. Para resolver esse problema, o mercado do condomínio seria uma solução prática e rápida.
- Segurança: Um mercado no condomínio proporciona mais segurança tanto no caso de evitar grandes aglomerações e manter distanciamento social, como por ser uma opção mais segura, em que apenas os moradores do local frequentam.
- Preço: Apesar de parecer uma loja de conveniência, o mercado do condomínio não possui preços desse tipo de empreendimento. Ao contrário, eles são acessíveis e possuem preços competitivos quando comparados aos supermercados.
- Funcionamento constante: Quem tem dificuldade em fazer compras em horários comerciais é muito beneficiado com esse tipo de comércio. Mercados em condomínios podem ser visitados em qualquer dia e horário.
- Acessibilidade: Por estar localizado dentro do próprio condomínio, o mercado vira uma opção acessível aos seus moradores, especialmente aos idosos e deficientes, que podem ir até ele com maior segurança.
- Economia: Além da economia pelos preços praticados, já citada anteriormente, outra vantagem é a economia de combustível e tempo. Além disso, não há mais a necessidade de fazer grandes estoques de produtos em casa.
- Valorização do imóvel: Os recursos de um condomínio sempre valorizam o imóvel. Piscina, salão de festas e playground são alguns fatores que aumentam o valor de um imóvel. O mercado é mais um fator que torna o local mais atrativo e valorizado para futuros compradores e inquilinos.
Práticos e seguros, os mercados em condomínios agradam moradores e são cada vez mais comuns. Simples de aderir, eles não são uma opção apenas para condomínios horizontais; toda área livre pode ser aproveitada. Cada vez mais populares, eles são uma opção prática, segura e confortável para a atualidade dos moradores e rentável para o futuro, já que se converte na valorização do imóvel.
Além dos mercados, o que também está crescendo muito em condomínio é a área de coworking. Veja como funciona!